Dioceses Notícias

Anúncio de novo administrador diocesano para São João da Boa Vista

Na Igreja Católica, um administrador diocesano é um presbítero eleito através do Colégio de Consultores Diocesano em até oito dias após a diocese entrar em período de sede vacante.

Geralmente uma sede fica vacante quando o bispo titular pede renúncia, é transferido ou por caso de morte do titular.
Em nossa Diocese no último dia 19 de janeiro o Santo Padre o Papa Francisco, transferiu nosso quinto bispo para a Igreja particular de São José do Rio Preto
No último dia 19 de Janeiro, solenidade de São José, Dom Vilar foi empossado como o sexto bispo de Rio Preto, assim sendo a partir desse dia a nossa Sé diocesana está vacante.
Para tal eventualidade, o Código de Direito Canônico prevê que o Colégio de Consultores Diocesano se reúnam no prazo de até oito dias a contar desde o dia em que a diocese entrou no período vacante a fim de eleger um Administrador Diocesano que dirija os trabalhos da diocese interinamente até que o papa nomei um novo bispo.

O administrador diocesano não tem a função de bispo, ele só tem como o dever preparar a diocese para a chegada do novo bispo.
Hoje 22 de março de 2022, o Colégio dos Consultores da Diocese de São João da Boa Vista, composto pelos presbíteros:
Pe. João Paulo Ferreira Ielo, Pe. Paulo Roberto Valim dos Santos, Pe. Paulo Sérgio de Souza, Pe. Ramiro Marinelli Duarte, Pe. Mario Donizetti Adorno, Pe. José Ricardo Costa, Pe. Anderson Godoi  e por mim Pe. Luis Fernando da Silva. Em eleição canônica assistida pelo Chanceler do Bispado, Pe. Diogo Cassiano Maciel, elegemos para todos os efeitos o

EXMO. REVMO. PE. JOÃO CÂNDIDO DA SILVA NETO 

Administrador Diocesano da Diocese de São João da Boa Vista, até que nosso sexto bispo seja nomeado pelo Romano Pontifície e empossado diante deste Colégio e de toda a nossa Igreja particular.

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.